Sou a face explícita

23 junho 2009

Platão

.."Só ainda o mito de uma via resta, que é; e sobre esta indícios existem, bem muitos, de que ingênito sedo é também imperecível, pois é todo inteiro, inabalável e sem fim; nem jamais era nem será, pois é agora todo junto, uno, contínuo; pois que geração procurarias dele?
Por onde, donde crescido? Nem de não ente permitirei que digas e pense; pois não dizível nem pensável é que não é; que necessidade o teria impelido a depois ou antes, se do nada iniciado, nascer?
Assim ou totalmente é necessário ser ou não.
Nem jamais do que em certo modo é permita força de fé nascer algo além dele; por isso sem nascer nem precer deixou justiça, afrouxando amarras, mas mantém; e a decisão sobre isto está no seguinte: é ou não é; está portando decidido, como é necessário, uma via abandonar, impensável, inominável, pois verdadeira via não é, e seim a outra, de modo a se encontrar e ser real.
E como depois pereceria o que é? Como poderia nascer?
Pois se nasceu, não é, nem também se um dia é para ser.
Assim geração é extinta e fora de inquérito perecimento.
Nem divisível é, pois tudo é todo idêntico; nem algo em uma parte mais, que o impedisse de conter-se, nem também algo menos, mas é todo cheio do que é, por isso todo contínuo; pois ente a ente adere.
Por outro lado, imóvel em limtes de grandes liames é sem princípio e sem pausa, pois geração e perecimento bem longe afastaram-se, rechaçou-os fé verdadeira.
O mesmo e no mesmo persistindo em si mesmo pousa, e asim firmado aí persiste, pois firme a Necessidade em liames o mantém, de limite que em volta o encerra para ser que não sem termo seja o ente; pois é não carente; não sendo, de tudo carecia.
O mesmo é pensar e em vista de que é pensamento. Pois não sem o que é, no qual é revelado em palavra, achará o pensar; pois nem era ou é ou será outro fora do que é, pois Moira o encadeou a ser inteiro e imóvel; por isso tudo será nome quanto os mortais estatuíram, convictos de ser verdade, engendrar-se e perecer, ser e também não, e lugar cambiar e cor brilhante alternar.
Então, pois limite é extremo, bem terminado é de todo lado, semelhante a volume de esfera bem redonda, do centro equilibrado em tudo; pois ele nem algo maior nem algo menor é necessário ser aqui ou ali; pois nem não-ente é, que o impeça de chegar ao igual, nem é que fosse a partir do ente aqui mais e ali menos, pois é todo inviolado; pois a si de todo igual, igualmente em limites se encontra.
Nesse ponto encerro fidedigna palavra e pensamento sobre a verdade; e opiniões mortais a partir daqui aprende, a ordem enganadora de minhas palavras ouvindo.
Pois duas formas estatuíram que suas sentenças nomeasssem, das quais uma não se deve - no que estão errantes -; em contrários separaram o compacto e sinais puseram à parte um do outro, de um lado, etéreo fogo de chama, suave e muito leve, em tudo o mesmo que ele próprio mas não o mesmo que o outro; e aquilo em si mesmo puseram em contrário, noite sem brilho, compacto denso e pesado.
A ordem do mundo, verossímil em todos os pontos, eu te revelo, para que nunca sentença de mortais te ultrapasse".

Aristóteles

"Pois tudo ou é o princípio ou procede de um princípio, mas do ilimitado ná há princípio: se houvesse, seria seu limite. E ainda: sendo princípio deve não-engendrado e o indestrutível, porque o que foi gerado necessariamente tem fim e há um término para toda destruição. Por isso, assim dizemos: não tem princípio, mas parece ser princípio das demais coisas e a todas envolver e a todas governar, como afirmam os que não postulam outras causas além do ilimitado, como seria Espírito ou Amizade. E é isto que é o divino, pois é "imortal e imperecível".

Citações:

"A amizade é um alma que habita em dois corpos; um coração que habita em duas almas."
"A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguais."
"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras."
"Os inferiores rebelam-se para serem iguais, e os iguais rebelam-se para serem superiores. Esse é o estado de espírito que gera as revoluções."
"A tragédia é a imitação de uma ação séria e concluída em si mesma... que, mediante uma série de casos que suscitam piedade e terror, tem por efeito aliviar e purificar a alma de tais paixões"
"A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição"

"Ao considerar o conhecimento como se encontrando entre as coisas mais belas e dignas do maior valor, sendo umas mais penosas do que outras, quer em virtude do seu maior rigor quer em virtude de dizer respeito a coisas mais belas e elevadas, decidimos, devido a essas duas mesmas causas, considerar toda a investigação respeitante à alma como sendo de importância fundamental".
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Translate