Sou a face explícita

12 agosto 2009

Postos de Saúde

Aproveitando o tema comunidade, vou relatar o que penso a respeito dos Postos de Saúde.
Existem filas enormes na parte da manhã, demora no atendimento. O mês de julho foi precário, muitos postos nem médicos tinham, foi noticiário na TV.
O mês passado um senhor dono de um pequeno sacolão em meu bairro sentiu dor no peito e ao invés de procurar o Pronto Socorro, procurou o Posto de Saúde, era uma ginecologista que estava de plantão. Ela prescreveu um medicamento (prefiro não citar detalhes) e ele voltou para casa, em 4 dias teve crise mais séria e faleceu. Claro, os familiares erraram em não levá-lo para o P. Socorro, não seria correto a ginecologista dar devida orientação?
As filas são grandes pela manhã, obter senha antes que comece o atendimento pelo lado de fora, com sol, chuva, frio, tem que esperar.
Médicos que trabalham por longo tempo no mesmo Posto, começam à acreditar que são donos da verdade, donos do Posto, presenciei isso.
Outro ponto relevante, no período de inverno, doenças respiratórias como, asma, bronquite e sinusite, muitos já são propensos a rinite alérgica, porque vivemos em região com baixa umidade relativa do ar, portal para estas doenças.
Vejam comigo o caso da sinusite que gera o quadro de febre, congestão, dor de cabeça, a pessoa chega ao Posto de Saúde com estes sintomas, esperar senha (outra pessoa pode obter a senha para o paciente), o médico certamente faz o pedido do raixo X, o paciente vai até a recepção saber em qual hospital será feito e o dia que terá vaga para o exame. Pode ser no mesmo dia, no seguinte ou 2 dias depois (mais ainda não soube). Ficará em uso de medicamento para dor e febre até fazer o raixo X, voltar ao Posto novamente, obter a senha e mostrar ao médico o resultado do raixo X.
Pergunto: não seria mais condizente o próprio Posto de Saúde ter o aparelho? Dirão, mas precisa do profissional capacitado, sei e daí?
Dedução: mais empregos, que ótimo!
Resolve-se com agilidade a questão do paciente, mais um radiologista empregado, menos espera em hospital, economia na condução do paciente, o médico se torna até bonzinho e o paciente já segue para casa com a prescrição do medicamento certo que irá curá-lo.
Simples, não?
Não?
Ah sim, quem irá resolver isso?
Ah, temos um orgão chamado Ministério da Saúde, outro chamado Câmara dos Deputados e outro Senado, finalmente quem assinará por essa resolução, o Presidente do "Povo", segundo ele.
Simples assim, é FAZER.
O aparelho para o conhecido exame ECG, eletrocardiograma, com certeza tem enorme necessidade dentro dos Postos de Saúde.
Estes comentários amigos não ficarão em forma de postagem, eles têm um caminho certo a seguir.
Continuo cumprindo meu papel, observando, notificando, se cada um colaborar um pouco, teremos uma totalidade que beneficiará e muito pessoas que precisam de nossas atitudes.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Translate